conecte-se conosco

O que você está a procura?

Tecnologia

Moçambique defende celeridade no processo de digitalização nos países africanos

Os países africanos devem acelerar o processo de digitalização para que o continente participe de forma assinalável na quarta revolução industrial, defendeu o Ministro dos Transportes de Comunicações de Moçambique, Mateus Magala.

Falando na Conferência Lusófona das Ciências de Comunicação e no contexto da celebração dos 45 anos da criação da União Africana de Telecomunicações, Magala avançou que a quarta revolução industrial é caracterizada pela fusão dos meios físicos e digitais de comunicação.

Acrescentou que o sector identificou a digitalização como uma das prioridades na sua atuação, para os próprios anos, ciente do papel dinamizador das telecomunicações no desenvolvimento económico e social do país.

Entretanto, avançou que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação resultou em grandes transformações nos meios de comunicação, obrigando-os a uma rápida digitalização.

Publicidade. Desce para continuar lendo.

A nossa visão é assumir com proatividade o papel de catalisador no processo da digitalização no país”, indicou.

Disse que em Moçambique, 50% da população tem acesso aos serviços de telecomunicações, mas o uso da internet continua baixo, rondando nos 23%.

“A migração da televisão analógica para digital contínua sendo um enorme desafio para muitos países no continente africano, mas Moçambique atingiu avanços significativos, cujo impacto traduziu-se na expansão do acesso a estes serviços dos 30% da população para cerca de 70”, vincou.

Publicidade. Desce para continuar lendo.

O governante instou aos participantes da conferência a aprofundarem o debate sobre como assegurar que as novas plataformas de comunicação contribuam de forma positiva na disseminação de informação credível e construtiva no quadro da promoção do exercício da cidadania e do desenvolvimento.

A diretora da Cratus, entidade que organizou a conferência, Linda Fernandes, disse, por seu turno, que a comunicação influencia no processo de desenvolvimento dos países, particularmente lusófonos, pelo que o evento vai trazer contribuições para o uso responsável dos meios de comunicação. (Menos Fios)

Publicidade. Desce para continuar lendo.
Publicidade

Mais Lidas

Outras notícias que podem lhe interessar

Tecnologia

Numa nostálgica despedida de uma era passada de entretenimento, a Netflix anunciou o encerramento do seu serviço de DVD por correio depois de enviar...

Tecnologia

Em um anúncio que promete revolucionar o campo da inteligência artificial, a OpenAI revelou uma atualização significativa para seu aclamado modelo de linguagem, o...

Publicidade

O conteúdo desta página está protegido.